Poemas da missão de governar

29/12/2020

Arauto inspirado

Arauto, achei inconteste
Quatro quintos do que eu li.
Eu mesmo "nunca vesti
Essa roupa que tu veste".

Por mim, passaste no teste,
Fazendo "prosa poética".

Usaste a roupa da estética 
Na métrica, ritmo e na rima.
Quando eu li, senti um clima
Com um vento de poesia.

Leve humor, prosa e alegria
Contagiaram teus versos.
Os que ficaram dispersos
Não distoaram do tema.

Ficou bem o estratagema 
Da hipérbole ou exagero.
Escreveste com o esmero
Que fez do texto um poema.

Eu não vi nenhum problema,
Olhando a métrica quebrada,
Que a linguagem organizada 
Vira um poema no texto.

A métrica é um cabresto
E a rima também nos prende.
E para onde uma pende,
A outra faz contrapeso.

A estrofe é um cesto coeso
De tranças bem costuradas.
E as palavras bem montadas
Dão impressão de harmonia.

Isso é bom para a Poesia 
Que ama a simplicidade.
Depois a criatividade 
Mexe um pouco na estrutura.

Uma nuvem de ternura 
Solta pingos de beleza.
E a força da Natureza
Prende o laço criador.

Nessa hora, o trovador 
Recebe a luxuosa Musa 
Que, 'por cima da sua blusa,
Veste-lhe um terno a rigor".

Colorido ou incolor,
Foi um dos que ela te deu.
E "dessa roupa", nasceu
Teu poema em que me pauto
 
Para te chamar de Arauto
Dos Versos da Gratidão.

Com a tua imaginação
Pela voz da Inspiração, 
És poeta culto e cauto.

Valdir Loureiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário