Poemas da missão de governar

15/10/2018

Dia do Professor – 15 de Outubro

Poema em quartetos

      Recorte histórico

Dom Pedro I, como Imperador,
criou um Decreto que instituiu
o Ensino Elementar no Brasil,
cuja data é Dia do Professor:

foi considerado um trabalhador,
embora ainda fosse em condição precária.
As primeiras letras, em escola primária,
a ele cabia, na época, ensinar.

Daí, por diante, passou a formar
alunos  em rumo de nova conquista.
Foi Salomão Becker, professor paulista,
que adotou a data, fazendo a triagem;

conseguiu, portanto, mais uma vantagem
em mil, novecentos e sessenta e três — 
quando João Goulart assinou, dessa vez,
a consagração dessa digna homenagem.

      Merecimento e parabéns

Professor, tu tens a função principal
da escola, colégio, liceu, faculdade;
ensinas, à custa da dificuldade,
a partir da creche e do maternal.

És a encarnação do Intelectual
com o espírito e a alma da Educação.
Mereces aplauso e comemoração
ao som de fanfarras, dobrados e cantos.

Teu mérito, valores e louros são tantos
que não chegam só dos alunos que tens.
Recebe, portanto, os meus parabéns,
as palmas do público, de mães e de pais.

Tuas homenagens são nacionais;
e agradecimentos, domiciliares — 
por teres cumprido em diversos lugares 
as nobres missões educacionais.

      Exercício meu no magistério

Eu sei o que são as escolas civis — 
onde lecionei com esforço e empenho;
na lembrança viva, até hoje, tenho
a sala lotada e o quadro de giz.

Foi muito sofrido, mas eu fui feliz —,
erguendo a batuta do simples regente.
Também ensinava anteriormente,
em cursos preparatórios militares.

Fazendo em colégio a extensão dos lares,
ensinei Mercados e Economia,
Sociologia e Filosofia.
Fui “mola de aluno” subir no estudo.

Cumprindo o exercício, eu fui a miúdo,
bastante ajudado pelas diretoras — 
a quem agradeço, como apoiadoras
de material, livro e conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário