Poemas da missão de governar

17/06/2020

Formado em Medicina para curar

"A corda rebenta do lado mais fraco."
Eu já quis ser formado em Medicina...
E se fosse, não mataria alguém,
Não deixando o doente morrer sem
Prescrever um remédio ou vitamina.

Não faria da Arte uma assassina,
Minha mão não seria criminosa.

A consulta não era preguiçosa.
Meu impulso carnal, eu controlava:
Um assédio, eu nunca praticava,
Tendo sempre a relação respeitosa
Exposta à vista ou na intimidade.

No hospital e na maternidade,
Como médico de posto e de família,
Se eu tivesse de ficar em vigília, 
Não dormia em plantão nem em emergência.

Não perdia a linha da paciência,
Não brigava com um acompanhante;
Nem tomava atitude provocante,
Nem seria um espírito insensível.

Minha caligrafia era legível
Para não confundir um famacêutico.
Não deixava o processo terapêutico
Sem controle ou apenas com enfermeiro.

Não queria saber só do dinheiro,
Não pensava somente em recompensa;

Combatia o avanço da doença,
Não seria um médico descuidado.
Não deixava o paciente acamado
Sem saber o que iria acontecer.

Hospital ia ter de obedecer
A um conselho fiscal de medicina.
Não deixava uma ave de rapina
Encostar-se ou se agarrar em mim.

Meu perfil curador seria assim
Como o de "um hipócrates" que me ensina,
Diferente de um hipócrita com outro fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário