Poemas da missão de governar

12/10/2019

Aniversário de Valdir Loureiro 2019

      Caravana da idade
Você quer saber qual é a minha idade?
Vai ver que eu sou forte e pacífico nos planos!
Já cheguei à casa dos sessenta anos
de vida tranquila e de felicidade.
Segui as carreiras da minha vontade,
respeito os valores da pessoa humana.
A vida que eu levo tem uma caravana 
de paz e de luta, na qual eu embarco:
subindo ou descendo, vou fazendo um "arco
de bom combatente sem arma espartana".

      Esforço pessoal e desejo patriótico 
Se alguém perguntar quantos anos eu tenho,
também vai notar que eu já fiz sacrifícios:
servi no quartel com os outros patrícios,
dei tudo de mim e foi com o máximo empenho.
Depois me formei com mais um desempenho
em Administração Pública civil;
contemplo o diploma, dizendo ao Brasil
que a Nação merece governos patrióticos,
livrando o País dos estados* caóticos 
e dando ao seu povo mais digno perfil.

*Estado em três sentidos: Federal (União), Federado (Unidade da Federação) e estado de crise.

O poema acima está feito em duas décimas de verso hendecassílabo (11 sílabas métricas) e rimas intercaladas (abbaaccddc).

Um comentário:

  1. Os teus poemas pela beleza e perfeição merecem ser editados em um livro para que gerações futuras possam se deliciar, parabéns, abraços fraternos.

    ResponderExcluir